A Justiça do Trabalho atendeu pedido de urgência do Ministério Público do Trabalho no Município de Cascavel e determinou que a C.Vale Cooperativa Agroindustrial realize imediatamente o pagamento das verbas rescisórias de todos os trabalhadores que foram vítimas da explosão ocorrida no dia 26 de julho, em Palotina.
A decisão prevê ainda que a empresa deve manter o pagamento dos salários mensais, em depósito na conta do sindicato da categoria, a fim de socorrer os familiares em suas necessidades de recursos mínimos com alimentação e moradia. A Justiça deu prazo de 48 horas para o cumprimento da decisão.
O Procurador do Trabalho Renato Dal Ross, que conduz a investigação acerca do acidente de trabalho, entendeu pela urgência da medida, pois até o momento a empresa C.Vale não realizou a consignação (pagamento) dos valores das verbas rescisórias daqueles trabalhadores e que, por serem trabalhadores avulsos, sem vínculos com a cooperativa, seus familiares sofreriam grave dano, em especial, quanto às necessidades mínimas para se manterem dignamente, alimentando-se e pagando o aluguel de suas moradias, até que se resolva o pagamento integral das indenizações por danos materiais e danos morais aos dependentes das vítimas da explosão.
A decisão atinge especialmente haitianos, a maioria das vítimas da tragédia que matou nove pessoas e feriu outras onze. Dos mortos, oito são haitianos.
Em nota, a C.Vale afirmou ter sido notificada da decisão e que fará a análise jurídica, respondendo nos autos dos processo e cumprindo com a legislação trabalhista.
FERIDOS
Três trabalhadores continuam internados, sendo:
Weliton de Souza Dutra, 22 anos, funcionário da C.Vale, situação estável. Internado em Londrina.
O haitiano, Pierre Beauvais, 52 anos, ligado ao Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias, boa evolução. Internado em Londrina.
Francisca dos Santos, 33 anos, funcionária da Employer, quadro clínico instável. Curitiba. Ela teve 80% do corpo queimado.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642