Problemas na cerca elétrica e no alarme instalados pelo governo do Estado na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) para segurança, foram denunciados pelo Sindarpsen (Sindicato dos Agentes Penitenciários) do Paraná.
O sindicato afirma que os equipamentos não estavam em funcionamento durante a rebelião que teve início da última quinta-feira e somente foi encerrada na manhã de sábado.
Para o Depen (Departamento Penitenciário) do Paraná, o apontamento não interfere no fato registrado na penitenciária.
"A Corregedoria do Depen vai apurar o caso. De qualquer maneira, o Depen informa que isso não evitaria a atuação dos presos para iniciar o motim", afirma.
O Sindarpen, cita ainda que tais equipamentos só puderam ser instalados por esforços de servidores, que promoveram eventos e outra ações para arrecadar fundos.
O Depen avalia de forma positiva o envolvimento de servidores com a sociedade, entretanto, afirma que essas são ações isoladas no Estado de que o setor de segurança pública mantêm seus compromissos.
"Tanto a Sesp quanto o Depen não estão se furtando as suas obrigações de fornecer equipamentos, viaturas, armamentos e recursos para obras".
Ainda de acordo com o departamento, o levantamento de estragos deixados durante a rebelião comprometendo a PEC ainda segue em análise.
As obras para reestruturação da penitenciária, segundo o Depen, começaram ainda no sábado. "Cerca de 30 presos da PIC - Penitenciária Industrial de Cascavel foram rigorosamente selecionados para efetuar os serviços de reparo, sob vigia permanente dos agentes penitenciários", ressalta do Depen.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642