A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou, na quarta-feira (12), duas operações de grande porte que reforçam o combate ao crime no Oeste e Sudoeste do Estado. As ações miraram, em frentes diferentes, uma quadrilha interestadual envolvida em fraudes bancárias e lavagem de dinheiro e uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas na região sudoestina.
Na primeira operação, quatro pessoas foram presas em uma ação coordenada pela PCPR contra um grupo que aplicava golpes bancários por meio de sites falsos e ligações telefônicas fraudulentas. As investigações apontam que os criminosos induziam as vítimas a acessar páginas falsas de instituições financeiras e a inserir dados pessoais e bancários. Com essas informações, os valores eram subtraídos e distribuídos entre contas de terceiros usados como "laranjas".
As prisões ocorreram em Redenção (PA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Goiânia (GO) e São Paulo (SP), com apoio das Polícias Civis locais. Duas pessoas seguem foragidas.
Segundo o delegado Gabriel Fontana, o grupo movimentou cerca de R$ 94 mil em golpes e usava redes privadas virtuais (VPNs) para ocultar os endereços de IP e dificultar o rastreamento. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares e mídias digitais que serão periciados.
Enquanto isso, no Sudoeste do Paraná, a PCPR deflagrou a quarta fase de uma operação contra o tráfico de drogas, com o apoio da Polícia Militar (PMPR) e da Polícia Penal (PPPR). A ação ocorreu em Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e São Jorge d’Oeste.
Foram cumpridas 17 ordens judiciais, sendo 11 de busca e apreensão e 6 de prisão preventiva. Uma pessoa foi presa em flagrante por tráfico e associação para o tráfico, uma mulher foi conduzida por posse de drogas para consumo pessoal e um adolescente apreendido por ato infracional análogo ao tráfico.
As investigações indicam que o grupo abastecia a região com entorpecentes vindos de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado — um dos principais corredores de entrada de drogas no país. Nas celas da Cadeia Pública de Dois Vizinhos e da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, também foram realizadas buscas e cumpridas novas ordens de prisão contra investigados já detidos.
Durante a ação, os policiais apreenderam porções de crack e maconha, dinheiro, uma balança de precisão e aparelhos celulares. Todos os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário.
A PCPR reforça que a população pode colaborar com as investigações por meio dos números 197 (Polícia Civil), 181 (Disque-Denúncia) ou diretamente pelo telefone (46) 3536-1202.
Antonio Mendonça/ Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642