A Transitar, autarquia responsável pela mobilidade e trânsito de Cascavel, intensificou as ações de fiscalização contra escapamentos irregulares em veículos automotores. O objetivo é reduzir o barulho excessivo e garantir mais tranquilidade aos moradores.
De janeiro a outubro deste ano, foram emitidas 585 notificações por irregularidades em escapamentos de motos e automóveis.
"A questão dos escapamentos barulhentos é proibida pela legislação de trânsito. A Transitar tem fiscalizado de forma rigorosa, porque esse tipo de ruído incomoda muito, especialmente pessoas acamadas, idosos, pets e pessoas com autismo. Além disso, é uma infração de trânsito", explicou José Valdecir Martins, supervisor de trânsito da Transitar.
De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido realizar qualquer alteração no escapamento fora do padrão do fabricante. A infração é grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
"O condutor pode substituir o escapamento, desde que utilize um modelo similar ao original. O que não é permitido são modificações que aumentem o ruído acima do normal", detalhou Martins.
A fiscalização não se limita às motocicletas.
"Sabemos que muitos motoristas de automóveis também fazem alterações, como instalar difusores que produzem ruídos incômodos. Esse tipo de escapamento também é fiscalizado, e as penalidades são as mesmas", reforçou o supervisor.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642