Encontrar um caminhão tombado no Trevo Cataratas virou rotina em Cascavel. Além do risco à vida, os acidentes causam prejuízos e atrasos na viagem de muitos motoristas, especialmente quando a carga se espalha por alguma das pistas.
Fora o período do Show Rural, quando o movimento aumenta significativamente, o Trevo Cataratas registra, em média, de 40 a 45 mil veículos por dia, com motoristas seguindo para os mais diversos destinos. Muitos saem de Cascavel rumo a Curitiba, enquanto outros fazem o caminho inverso, em direção à região de fronteira.
Pelo trevo também é possível acessar a região Norte do Paraná e até o estado de São Paulo. A BR-467, que passa pelo local, liga Cascavel a Toledo e segue em direção ao Mato Grosso do Sul.
A nova versão do Trevo Cataratas foi inaugurada em agosto de 2022, após investimentos de mais de R$ 80 milhões. Neste ano, a empresa vencedora da licitação do Lote 6 assumiu a responsabilidade pelo complexo sistema de rodovias que se cruzam na região.
Segundo representantes da concessionária, muitos condutores excedem a velocidade ao chegar ao trevo, o que aumenta proporcionalmente o risco de acidentes. Para tentar reduzir as ocorrências e orientar melhor os motoristas, não estão descartadas intervenções estruturais, além de ações voltadas à educação no trânsito.
"Por exemplo, uma ampliação da plataforma, um alargamento de uma plataforma como uma melhoria da sinalização, uma implantação de sinalização maior, dispositivos de medição de velocidade", explicou Sílvio Caldas, diretor-executivo da EPR Iguaçu.
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642