A Transitar, em parceria com a Polícia Militar (PM) e outros órgãos de segurança, realiza nesta quinta-feira (25) uma ação de conscientização contra a embriaguez ao volante. A medida encerra as atividades da Semana Nacional de Trânsito, com foco em orientar pessoas antes que elas peguem o carro após ingerir bebida alcoólica.
A ação acontece em bares da cidade. O objetivo é a "preservação de vidas", conforme explicou a Coordenadora de Educação no Trânsito da Transitar.
"Nós fazemos a abordagem, perguntamos quem vai dirigir hoje e sim nos prontificamos a levar o etilômetro virtual, que é o educativo, para eles assoprarem e verem até que grau estão de álcool", afirmou a coordenadora, destacando que a ideia é orientar que não pode conduzir um veículo após ingerir bebida alcoólica.
Álcool e velocidade causam mais de 90% dos acidentes
O alerta das autoridades se justifica pelos altos números de infrações e acidentes. Somente neste ano, a Transitar registrou cerca de 70 infrações por motorista alcoolizado, enquanto os dados da PM chegam a mais de 380.
O Sargento Rocha da Polícia Militar estava presente na ação reforçou a gravidade: "Álcool e velocidade são combinações que chegam a ultrapassar os 90% das causas dos sinistros de trânsito que a gente tem não só nas nossas rodovias, mas também dentro do perímetro urbano".
Para dar um tom mais dramático à conscientização, uma servidora pública participou da ação vestida de "morte" e deixou o recado: "Sempre faça motorista da rodada ou vá de Uber, porque se você beber e dirigir eu posso te encontrar na esquina".
As equipes orientam os motoristas a elegerem sempre um motorista da rodada ou usarem transporte por aplicativo para garantir a volta segura para casa.
Diego Hellstrom/Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642