As pessoas contam hoje em dia com diversos meios de locomoção, e entre eles alguns equipamentos se tornaram bastante comuns, utilizados por pessoas de todas as idades — dos jovens aos mais idosos.
No entanto, existe uma diferença entre o patinete e a scooter. Com motor elétrico, esses veículos têm um funcionamento mais simples, sem o uso de correntes e sem a necessidade de troca de óleo.
Quando o assunto é velocidade, há distinções entre os modelos, como explica Everson Jr., gerente de uma loja que comercializa esses veículos.
"O patinete tem alguns modelos que eles acabam limitando em 25 km/h, justamente para poder dar uma autonomia, acabar dando uma quilometragem um pouco maior, para dar uma sustentabilidade um pouquinho melhor na questão da bateria. Mas, de forma geral, os patinetes e as bicicletas, eles vão acabar limitando em 32 km/h", afirmou o homem.
A limitação de velocidade está relacionada à nova legislação, que entra em vigor em 2025. De acordo com ela, veículos que ultrapassarem 32 km/h precisarão ser emplacados, como é o caso das scooters.
"Elas geralmente vêm limitadas em 55 km/h e 60 km/h, elas já vão precisar de um emplacamento no ano que vem, já vão ser consideradas como ciclomotores. Então, ela vai acabar, não tem mais essa limitação que nem as bicicletas, os patinetes de 32 km/h, mas já vai pegar essa velocidade de até 60 km/h, que é a velocidade da via urbana", explicou Everson.
Os modelos também se dividem na legislação entre autopropelidos e ciclomotores.
"Essa divisão, ela se deve em questão de tamanho. Comprimento entre eixos não pode passar de 1,30 m, em questão de potência não pode passar acima de 1.000 watts e a velocidade não pode passar acima de 32km/h", também falou o gerente.
Confira mais detalhes no vídeo:
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642