Trânsito

Assis Chateaubriand regulamenta uso de bicicletas elétricas, scooters e patinetes elétricos

Regras valem a partir de 1º de janeiro de 2026


Imagem de Capa

Crédito Radar Paranaense

Bicicletas elétricas, scooters e patinetes elétricos, terão uso regulamentado em Assis Chateaubriand a partir de 1º de janeiro de 2026.

Além da organização do trânsito, a medida visa diminuir o número de acidentes registrados. Segundo informado, o Samu atende de 2 a 3 sinistros envolvendo patinetes por semana.

Cristian Guilherme Goldoni, Secretário de Mobilidades Urbana e Segurança, explica que o Projeto de Lei foi encaminhado por meio do Executivo e apresentado na Câmara de Vereadores pelo Vereador Hemerson Ricardo da Silva Moura do União.

O PL regulamenta a Legislação Nacional de Trânsito no que se diz respeito a circulação nas vias urbanas de Assis Chateaubriand, de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual, também do espaço público do compartilhamento.

O secretário explica as motos elétricas, por exemplo, precisam ser levadas ao Detran para emplacamento e documentação junto ao Governo do Estado. Os demais veículos precisam ser utilizados da forma correta para evitar acidentes e preservar vidas.

O PL vai para segunda votação, na sequência para sansão do Prefeito Marcel Micheletto. A fiscalização ficará a cargo da Polícia Militar, que é o órgão fiscalizador de trânsito da cidade.

Assim que sancionada, as equipes do Município realizarão campanhas de trânsito focadas na orientação da população para também tirar dúvidas com relação ao uso. No dia 31 de dezembro terminam as orientações e a partir de 1º janeiro de 2026 valem as novas regras de circulação.

PATINETE

"Ele tem que andar do lado direito da pista onde não há ciclovia ou ciclofixa, havendo ciclovia e ciclofaixa ele anda dentro desse local. Não havendo, ele vai andar na rua normalmente, mas do lado direito da pista, próxima a calçada. Ele não pode andar em cima de calçada, ele não pode circular em cima de faixa de pedestre"

BICICLETAS ELÉTRICAS

"Não pode andar em cima de calçadas, não pode fazer nada desse tipo. E todo esses veículos elétricos tem que usar pelo menos o capacete. Não é necessário luva, cotoveleira e joelheira, mas é recomendado para evitar acidente e acabar se machucando mais"




Crédito Radar Paranaense

Evelyn Antonio | Catve.com

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Trânsito
Últimas notícias de Trânsito