Catve
Estamos no Maio Amarelo, mês voltado para a conscientização sobre segurança no trânsito. Porém, na região de Cascavel, muitos acidentes têm sido registrados neste mês. O número de mortes no trânsito em maio aumentou cerca de 130% em relação ao ano passado.
Na madrugada do último domingo (25), uma jovem de 22 anos morreu em um grave acidente. O carro em que ela estava capotou após o motorista perder o controle da direção. Outras quatro pessoas ficaram feridas, sendo duas em estado grave.
O corpo de Thays Gabrielle da Silva Cunha foi velado na manhã desta segunda-feira (26), na capela do bairro Floresta, e sepultado no cemitério do Guarujá. Ela deixou um filho pequeno.
O capotamento ocorreu no cruzamento das ruas Ipanema e Ásia, no bairro Periolo. Uma câmera de monitoramento registrou o acidente. Nas imagens, é possível ver um carro branco em alta velocidade, que perde o controle, derrapa, bate contra um muro e capota. O veículo parou com as rodas para cima, e várias peças, incluindo portas, ficaram espalhadas.
Chama atenção o fato de que havia um radar no local, e a velocidade máxima permitida era de 60 km/h.
Além de Thays, outras quatro pessoas estavam no carro: dois homens nos bancos da frente e duas mulheres no banco de trás. O motorista foi socorrido em estado grave e levado ao Hospital Universitário (HU). O passageiro do banco da frente foi arremessado para fora do veículo e sofreu ferimentos moderados. Uma das mulheres também foi ejetada e está em estado grave. A outra passageira teve ferimentos moderados. Todas as vítimas têm entre 20 e 27 anos.
Ao lado do carro destruído, a polícia encontrou uma garrafa de vinho e um copo. Segundo a Polícia Militar, uma das vítimas confirmou que todos haviam consumido bebida alcoólica no Centro da cidade pouco antes do acidente.
A Polícia Civil informou que vai instaurar um inquérito policial para apurar os fatos e realizar diligências para identificar possíveis testemunhas da embriaguez ao volante.
A coordenadora do Cotrans, Luciane de Moura, reforçou a importância das orientações de trânsito. "Novamente temos que dizer: se cuide, porque a tua vida é o teu bem maior, não há outra questão", afirmou.
Entre janeiro e maio de 2024, 19 pessoas morreram no trânsito de Cascavel. Em 2025, esse número já subiu para 22, um aumento de 16%.
Só em maio, foram 3 mortes em 2024, e o número subiu 130% em 2025, com 7 óbitos no mês.
Luciane de Moura comentou que o mês já está sendo considerado um Maio Vermelho devido ao número de óbitos. Ela destacou que o que mais preocupa é que isso acontece justamente no mês de conscientização: "Maio está assustando por ser o mês da conscientização, quando levamos muitas ações, falamos muito sobre trânsito e todos acompanham, mas ainda assim, o principal motivo é o comportamento — a imprudência do condutor ou do pedestre na via pública."
Os números de acidentes também são altos nas rodovias. O policial rodoviário federal Edir Veroneze informou que, até agora em maio, a PRF atendeu 53 sinistros, sendo 15 com lesões graves e 7 mortes.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Déborah Evangelista | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642