Câmera flagrou momento que caminhão carregado com soja tombou, no km 665 da BR-376, em Guaratuba, no litoral, nesta terça-feira (18).
Um caminhoneiro que passava pelo local e presenciou o tombamento. "Tá bem, rapaz? Tá bem aí, motorista? Eu vi você vindo e ‘fumaceando'", diz ele.
O acidente ocorreu por volta das 8h19, na pista sentido Santa Catarina. Ninguém ficou ferido, porém, interdição de três horas provocou um congestionamento chegou a 15 km de lentidão.
Durante a fiscalização, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) constatou que o caminhão tinha graves falhas de segurança.
O cavalo-trator estava sem dois pneus em um dos eixos e com uma cuíca de freio isolada, provavelmente para postergar a manutenção e possibilitar que o veículo continuasse a circular. A carreta também apresentava pneus completamente desgastados. Além disso, foi identificado o uso não autorizado do dispositivo conhecido como "fominha", uma modificação para que o veículo consiga transportar mais carga, aumentando o risco envolvido.
O cronotacógrafo, equipamento que registra a velocidade e o tempo de direção, do caminhão estava com a aferição vencida desde agosto de 2024, em desacordo com a legislação que regula a jornada e o descanso de motoristas profissionais.
Somente em 2025, a PRF realizou no Paraná mais de 3 mil autuações em veículos em mau estado de conservação, infração que engloba irregularidades como os pneus com desgaste excessivo. O número equivale a mais de 40 flagrantes por dias. Outros 1.450 veículos foram flagrados com problemas nos equipamentos obrigatórios, como o sistema de freio.
Diante das irregularidades, o veículo foi removido ao pátio da PRF e só será liberado após a devida regularização. O valor das multas, conforme o Código de Trânsito, é de R$ 976.
Em outubro de 2024, no mesmo local, uma carreta que já vinha apresentando problema nos freios causou um acidente que matou nove pessoas, incluindo oito jovens integrantes de uma equipe de remo de Pelotas. O proprietário e o motoristas respondem na justiça por homicídio culposo. A velocidade máxima para o local, descida de serra sinuosa, é de 60 km/h, justamente para evitar tombamentos e outros acidentes.
O tombamento ocorreu poucos metros antes de um radar fixo, instalado para fiscalizar a velocidade dos veículos.
Outro acidente na BR-376
Motocicleta BMW pegou fogo após acidente na BR-376, em Tibagi, nos Campos Gerais, no domingo (16).
O motociclista, de Ponta Grossa, seguia pela rodovia quando perdeu o controle da direção, bateu contra o guard rail, caiu e a moto começou a pegar fogo. A BMW k1300 foi totalmente consumida pelas chamas.
Ninguém ficou ferido.
Igor Vieira sob a supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com com PRF
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642