Trânsito

Nova série de placas para veículos é liberada no Paraná

Sequência deve ser usada pelos próximos dois anos


Imagem de Capa

EPC - ESPORTE, CIDADANIA E CULTURA

A liberação de uma nova sequência de números e letras de placas para veículos vai de TAI a TAZ e de TBA a TBZ, somando um total de 439.956 unidades disponíveis para registro. Isso foi necessário pelo aumento do número de veículos emplacados nos 399 municípios paranaenses.

O histórico das placas no Paraná, após a era das amarelas, começa em 1990 de AAA -0001 à BEZ 9999. Em 2020 veio a nova sequência da série: RHA 0001 à RHZ 9999, quando foram emplacados 250 mil veículos.

Logo depois veio o modelo da placa Mercosul, onde o segundo número foi substituído por uma letra de acordo com a sequência do alfabeto, começando do SDP-0A01 à SFO-9J99. Sistema usado em mais de meio milhão de motos, automóveis, ônibus e caminhões.

Está sequência deverá ser usada pelos próximos dois anos, quando a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) deverá liberar outra ordem. A cada ano se espera que o congresso Nacional vote para alteração nas placas dos veículos. A Mercosul suprimiu o nome do município, mas isso, segundo o chefe da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), José Ivanir Contato, de Cascavel, não avançou.

Outra informação é sobre as placas antigas. Não é obrigatória a substituição, a não ser que haja necessidade de troca da placa ou transferência de domicílio do proprietário.

Confira os detalhes no vídeo:


EPC - ESPORTE, CIDADANIA E CULTURA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Trânsito
Últimas notícias de Trânsito