O vídeo enviado por um telespectador da CATVE mostra uma cena muito comum na região e também perigosa. A colheitadeira circula sem qualquer problema na PR 180, mas afinal, máquinas deste tamanho podem transitar pelas estradas e até mesmo pela cidade? Segundo a Polícia Rodoviária Federal máquinas pequenas como os tratores podem sim circular pelas vias públicas, desde que seguindo todas as leis de trânsito. "Itens de sinalização, farol, sinalização traseira, luzes indicadoras de direção, cinto de segurança, além de condutor habilitado".
Itens que hoje estão presentes em qualquer trator. Essas máquinas são pura tecnologia e trazem a bordo sistemas que facilitam a operação e garantam segurança a quem está ao volante. Ou seja, uma máquina destas não tem condições de desenvolver a velocidade adequada que é de no mínimo 50% da velocidade máxima permitida na via.
Outro limite é o tamanho. A largura máxima é de 2,60 metros e 4,40 de altura. Acima disso como no caso das colheitadeiras só podem ser transportados em veículos especiais, e nem assim a segurança é garantida. Para facilitar e tentar evitar os imprevistos seu Plinio também recorreu a tecnologia. "Instalei até câmera na traseira para poder acompanhar o trânsito".
Pelas regras tratores e colheitadeiras também precisam ter registro, certificado de licenciamento e placa, no entanto a falta de regulamentação do Denatran impede a cobrança do documento. No restante a fiscalização é rigorosa e quem for flagrado irregularmente em via pública será multado.
Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642