Catve
O clima instável dos últimos dias tem preocupado produtores de Toledo e região. Novembro costuma ser um período de forte avanço nas lavouras de soja, mas o excesso de chuva, aliado a alguns dias de frio, acabou atrasando o desenvolvimento das plantas.
"O que tá restringindo um pouquinho o desenvolvimento da soja é esse excesso de chuva e falta de luminosidade. Então com isso, tá desenvolvendo um pouco mais devagar e acredito que com isso vai ter um atraso na colheita, porque a soja vai acabar alongando o ciclo", explicou o engenheiro agrônomo e agricultor, Juliano Paludo.
Em várias áreas da região, a soja ainda não atingiu o estágio de desenvolvimento esperado para esta época e a safra, que deveria estar mais adiantada, agora deve seguir um ritmo mais lento do que o previsto.
A engenheira agrônoma do Departamento de Economia Rural do Paraná, Jean Marie Ferrani, explica que no momento a soja está entrando em fase de floração e que, apesar de ser um bom momento de colheita, é necessário sol para que avance a fase da cultura da soja.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Carolina Barufatti | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642