Portal Agro

China suspende restrição à importação de frango brasileiro após surto de gripe aviária

Liberação passou a valer de forma imediata, "com base nos resultados da análise de risco"


Imagem de Capa

Imagem: Ari Dias | AEN

A China suspendeu a proibição imposta às importações de aves e produtos relacionados do Brasil. A decisão foi comunicada pela administração geral de alfândegas chinesa em aviso divulgado nesta sexta-feira (7), com efeito imediato, após análise de risco sobre o controle do surto de gripe aviária.

A liberação passou a valer de forma imediata, "com base nos resultados da análise de risco", realizada pelas autoridades chinesas.

O embargo havia sido decretado em 15 de maio, depois da confirmação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) após confirmar o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial brasileira, localizada no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. À época, a medida levou à suspensão temporária das compras por 60 dias, afetando diretamente o setor avícola nacional.

Com o levantamento da restrição, o Brasil, maior exportador mundial de carne de frango e principal fornecedor do mercado chinês, volta a enviar seus produtos ao país asiático.

A decisão reforça a normalização do comércio entre os dois países e sinaliza confiança nas medidas sanitárias adotadas para conter a doença.

Em 18 de junho, o Brasil voltou a ser considerado livre da influenza aviária, após cumprir os protocolos internacionais que preveem 28 dias sem novos registros em granjas comerciais.

O Ministério da Agricultura confirmou o fim do período de vazio sanitário e comunicou oficialmente à Organização Mundial de Saúde Animal a recuperação do status sanitário.

Bruna Guzzo | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro