Portal Agro

Ratinho Júnior participa de abertura da AveSui 2025 em Cascavel

No evento, governador falou sobre as quedas constantes de energia elétrica


Catve

A AveSui é uma feira internacional que reúne especialistas no setor de aves, suínos e peixes. Essa já é a 24ª edição, que, desta vez, está sendo realizada em Cascavel. O evento busca aproximar o homem do campo com as ferramentas tecnológicas.

A feira começou nesta terça-feira (28) e segue até quinta-feira (30). Na abertura, várias autoridades estiveram presentes, inclusive, o Governador do Paraná, Ratinho Júnior.

No campo da produção, o Paraná é conhecido como o supermercado do mundo. Cascavel tem uma participação expressiva nesse cenário e, por isso, sedia a feira neste ano. A Feira da Indústria Latino-Americano de Aves, Suínos e Peixes está sendo realizada no Centro de Convenções e Eventos.

Cascavel tem uma participação expressiva nesse cenário produtivo e, na opinião das lideranças do setor, faz todo o sentido receber uma feira técnica e prática.

O evento reúne produtores, indústrias, pesquisadores, estudantes e profissionais ligados às cadeias produtivas de proteína animal, com foco em inovação, tecnologia, genética, nutrição, sanidade, sustentabilidade e gestão.

Até quinta-feira (30), além da exposição de máquinas e equipamentos, também serão apresentadas palestras sobre diversos temas que refletem positivamente no dia a dia do agro. A preocupação da piscicultura sobre a entrada da tilápia na lista de Espécies Exóticas Invasoras no Brasil também foi um dos temas tratados, mesmo não tendo, neste momento, proposta ou planejamento para interromper essa atividade.

QUEDAS CONSTANTES DE ENERGIA

No evento, o governador também falou sobre as quedas constantes de energia elétrica que os produtores rurais enfrentam.

"Nós fizemos um grande programa de 25 mil quilômetros de rede trifásica em todo o estado do Paraná. É o maior programa da América Latina, que inclusive vai terminar agora, em dezembro, esses 25 mil quilômetros. O que acontece é que muitos produtores ainda não conectaram a sua propriedade à rede trifásica, e isso é uma responsabilidade do produtor", disse.

Ele destacou que, vendo a dificuldade do produtor para fazer a conectividade, vai ser criado um programa para poder financiar o investimento a longo prazo.

Outros assuntos como a preocupação com as Apaes, por exemplo, também foram comentados.

Confira os detalhes no vídeo acima.


Reportagem Deivid Souza | CATVE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro