Catve
O período de semeadura da soja começou na última segunda-feira (1º), na região Oeste do Paraná. A partir deste momento, já é possível iniciar o plantio da cultura, mas os produtores estão cautelosos por conta de uma previsão de frio para os próximos dias. Quem vai plantar milho, já está com as máquinas no campo.
O fim do vazio sanitário da soja é um start para o início da safra 2025/2026. Isso não significa que o produtor já começou o plantio da soja em Cascavel. Em uma área que fica no Alto Bom Retiro, o produtor Tiago preferiu começar pelo plantio do milho, onde tinha feijão e um mix de plantas para cobertura do solo.
São 7,5 alqueires em uma área total de 39 alqueires. A escolha pelo milho, explica Eduardo Zardo, primo do Tiago, é mais para fazer a rotação de cultura. Nessa época, a grande maioria dos produtores paranaenses plantam soja.
Eduardo também vai plantar um pouco de milho, 20 alqueires de um total de 130. Mesmo após o fim do vazio sanitário da soja, onde não pode ter essa planta viva no solo, como uma medida para reduzir a ferrugem asiática, ele só deve começar a plantar soja a partir de 20 de setembro. O solo até está com uma boa umidade para germinação, mas uma previsão de frente fria aumenta os riscos para uma semeadura imediata.
Para uma boa germinação, o ideal é que o solo tenha uma temperatura de 20 °C, aproximadamente. Acima de 15 °C já é possível arriscar.
O vazio sanitário da soja terminou domingo (31) em uma das três regiões em que o Paraná foi dividido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Ele engloba o Norte, Noroeste, Centro Oeste e Oeste do Estado. O período foi de 2 de junho a 31 de agosto. A semeadura da soja está liberada até 31 de dezembro.
A primeira estimativa para a safra paranaense 2025/2026, divulgada pelo Departamento de Economia Rural (Deral), aponta para um aumento de área e produção em soja e milho, principais culturas do período.
Na soja, aumento de 0,6%, no milho, há projeção de área 12,1% maior.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Deivid Souza | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642