Foto GilsonAbreu/Aen
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou na terça-feira (29) o SIF Simplificado, um sistema digital que agiliza o registro de estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal. A novidade permite que pequenos abatedouros, laticínios e fábricas de embutidos obtenham o Serviço de Inspeção Federal (SIF) de forma imediata em casos de baixo risco, eliminando prazos que antes chegavam a cinco dias.
Agilidade e segurança alimentar
Segundo o ministro Carlos Fávaro, a medida moderniza os processos do Mapa, trazendo transparência e eficiência ao setor. "O SIF Simplificado fortalece a segurança alimentar e amplia a competitividade do Brasil no mercado internacional", afirmou.
O novo sistema integra-se ao Portal Gov.br, facilitando o acesso e reduzindo a burocracia. Para atividades que exigem análise técnica, o trâmite também será digital, garantindo maior agilidade.
Vantagens do sistema
"Estamos eliminando entraves burocráticos e oferecendo um serviço mais eficiente", destacou Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária. A expectativa é que a medida beneficie principalmente pequenos produtores, impulsionando a formalização e o acesso a mercados interno e externo.
Antonio Mendonça/ Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642