Catve
As condições climáticas têm sido favoráveis para a germinação e o desenvolvimento das culturas de verão. O plantio de soja, que na região de Cascavel já foi praticamente concluído, se concentra agora nas regiões Sul e Norte, que tradicionalmente plantam mais tarde. Quem já plantou, torce pra que o clima continue sendo favorável.
A produção nacional de soja para a safra 2024/25, estimada pela Conab, é de 166 milhões de toneladas. Se confirmada, será 12,7% maior que a safra anterior. O maior estado produtor de soja é o Mato Grosso, com participação de 28% do total. Já o Paraná é o segundo maior, com participação de 13%, por isso, a expectativa de uma boa produção é positiva.
No Paraná, o plantio já superou 90% dos 5,8 milhões de hectares esperados para a safra e em Cascavel o plantio está praticamente fechado.
No campo as condições de lavoura são boas e o desenvolvimento acontece dentro da normalidade. Considerando a situação atual das lavouras, espera-se que sejam colhidos 22,4 milhões de toneladas.
Apesar das boas expectativas, a colheita ainda está longe, e muitos fatores podem influenciar tanto positivamente, quanto negativamente no resultado final. Por enquanto, os agricultores estão contentes com o clima. Não tem faltado água e nem iluminação natural para a planta.
Confira a matéria completa no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642