Foto: Reprodução/Assessoria
O Centro Universitário FAG e a FAG Toledo estiveram representados por 23 acadêmicos e 4 professores no Hackathon - maratona de inovação para o agro - realizado durante o 36º Show Rural. Ao todo 15 equipes competiram, envolvendo diversas instituições e empresas.
Após dois dias marcados por uma jornada de pesquisas, desenvolvimento de sistemas, estratégias e apresentação, a banca avaliadora elegeu três times integrados por acadêmicos e professores do Centro FAG e da FAG Toledo, como campeões do Hackathon.
O primeiro lugar ficou com a equipe AgroFAG, composta pelos acadêmicos de Engenharia de Software da FAG Toledo, Pedro Zaura e Lucas Lima; do acadêmico de Agronomia do Centro FAG, Higor Saran Salmazo; e dos professores Lucas Dartora e João Vitor Sobanski, da FAG Toledo.
A proposta apresentada ao desafio foi um sistema automatizado com sensores e controles de umidade, pressão e temperatura para garantir as condições adequadas aos embriões de aves, reduzindo o índice de mortalidade e, consequentemente, de custos para os matrizeiros.
"É um evento extremamente satisfatório, porque a gente consegue mostrar o valor dos nossos alunos, da qualidade desse trabalho que é feito internamente na graduação. É uma honra levar o nome da FAG, que nos dá essa oportunidade de estar aqui, e trazer esse holofote para a instituição", comemora Lucas Dartora.
O segundo lugar ficou com a equipe GoVeg, integrada pelos acadêmicos de Engenharia de Software do Centro FAG, Johnathan Westerhofen, Lucas Martins e Carlos Henrique Rosa; e pelos professores Ellen Hojo e Sandro Ramos. A equipe apresentou uma solução para os produtores de horticultura, conectando-os com hotéis e restaurantes, sem envolver terceiros no processo. O sistema engloba uma plataforma que possibilita a compra diretamente pelo Whatsapp.
Em terceiro lugar ficou a equipe Zenith formada pelos alunos de Engenharia de Software, Juliano Notari, Vinicius José Moraes dos Passos, Rafael Pires, Clóvis Schoweinberger, Gabriel Eduardo e Gabriel Dagostini. O time desenvolveu um aplicativo destinado à piscicultura, para monitorar a qualidade da água em açudes, integrando uma solução em hardware com um sensor de pH da água.
A coordenadora do Start FAG (Centro de Empreendedorismo do Centro FAG), Maria Paola Ajala, enfatiza que no Centro FAG e FAG Toledo, inovação e empreendedorismo já fazem parte da cultura institucional. "O Start FAG, por meio da direção, vem apresentando aos nossos acadêmicos, professores e até mesmo aos egressos, oportunidades para se aprimorarem e para encararem as demandas do mercado. A prova de que vale a pena investir na formação empreendedora está aqui, um orgulho para toda a nossa comunidade acadêmica de Cascavel e Toledo".
Premiação
Os campeões ganharam uma viagem para conhecer o ecossistema de inovação do Chile. O segundo lugar foi premiado com R$ 4 mil e o terceiro com R$ 2 mil, além disso, vão poder receber mentorias dos parceiros, para aprimorarem seus projetos. O Hackathon é realizado pela Coopavel e pelo Sebrae Paraná.
Assessoria/Centro FAG
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642