Agro

Instabilidade no clima atrasa colheita da safra de soja em Cascavel

Quem plantou milho também foi prejudicado


Imagem de Capa

Catve

A colheita da safra de soja na região de Cascavel avançou pouco nos últimos dias. A instabilidade do clima e problemas enfrentados pelas lavouras no desenvolvimento da planta são fatores que motivaram um atraso significativo dos trabalhos. Quem já conseguiu colher, iniciou o plantio do milho, quase que simultaneamente, para conseguir semear até o fim do mês.

Os trabalhos de colheita na região Oeste iniciaram há pouco mais de 15 dias. Só que a maioria dos produtores só conseguiu colocar as máquinas no campo na semana passada. As chuvas de verão têm freado um pouco o avanço da safra. E a expectativa de precipitações até sexta-feira (17), pode prejudicar ainda mais a colheita.

A instabilidade climática durante a colheita faz com que o produtor aproveite cada minuto. Nessa época é muito comum ver as máquinas trabalhando até altas horas da noite. Quando possível colher, cada pausa da chuva precisa ser aproveitada. De maneira geral o Paraná deve tirar do campo uma boa safra.

A soja na região de Cascavel chegou a 15%. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), a colheita está atrasada quando comparada à safra anterior. Neste mesmo período, em 2022, 60% da área de soja na região estavam colhidos.

Quem plantou milho também está atrasado na colheita. Apenas 9% foi tirada do campo no Oeste, enquanto na safra passada o percentual nessa época estava em 21%. A colheita mais lenta é o reflexo também de problemas no início do plantio e condições de clima a partir de segunda quinzena de novembro e no mês de dezembro, que alongou o ciclo, principalmente da soja.

Para o produtor a preocupação com ciclo é grande. Em Cascavel e cidades da região o zoneamento técnico para plantio do milho é 28 de fevereiro. Plantar fora dessa época é um risco muito grande, sem contar que as seguradoras não costumam fazer cobertura fora do zoneamento.

Confira a matéria completa:

EPC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro