Agro

Exportação de frango tem alta de 30% no Paraná

Marca aumenta o alerta do setor avícola para proteção contra a Influenza Aviária


Imagem de Capa

Foto: Catve.com

O Paraná é um grande exportador de frango. Está entre os produtos do topo da balança comercial do ano passado, com alta de mais de 30% nas exportações alcançando a marca surpreendente de US$ 3,6 bilhões.

E isso aumenta o alerta tanto do Governo quanto do setor avícola, na proteção contra problemas sanitários, sobretudo, a Influenza Aviária.

O tema foi debatido na quinta-feira (9) no Show Rural com membros do Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná).

A estratégia adotada pelo Governo do Paraná é a de formar um bloco com os três estados do Sul do Brasil para fortalecer as ações que já têm o foco de encaminhar soluções antes do risco de possíveis perdas aos produtores.

 "Apesar de não termos nenhum caso relatado no Brasil, nós continuamos vigilantes e montamos um grupo de trabalho junto com Santa Catarina e Rio Grande do Sul para estudar um bloco de defesa sanitária dos três estados, algo que já está sendo construído junto com o Ministério da Agricultura", completou o Governador do Paraná, Ratinho Junior.

A formação deste bloco independente já formando quando ocorreu peste suína clássica, dá mais segurança aos avicultores do Paraná em relação à continuidade das exportações de suas produções.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) iniciou um estudo técnico que deve ser concluído nos próximos 30 dias e será comunicado à Organização Mundial da Saúde Animal para que o bloco seja reconhecido.

Confira a matéria completa:


JC1

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro