As condições climáticas não favoráveis no perÃodo de plantio ou desenvolvimento da safra de verão no Paraná reduziram a estimativa de produção. Depois de sobrar chuva no inÃcio do ciclo, faltou no final.
O boletim da Secretaria de Agricultura do Paraná reduziu em 3% a produção no Estado, em relação a previsão de dezembro, ou seja, de 25,5 milhões de toneladas para 24,7 milhões. Ainda assim os números são maiores do que a safra de 2021/2022, mas que não servem de comparação.
Neste fim de semana o produtor deve dessecar uma área para iniciar a colheita até o fim da outra semana. Só com as máquinas trabalhando é que vai saber realmente qual a média de produtividade.
Para a primeira safra de milho, a expectativa é de produção de 3,7 milhões de toneladas. O volume é 2,3% menor que a previsão inicial, de 3,8 milhões de toneladas. São possibilidades que podem mudar ainda por conta do clima. Poucas áreas de soja e milho foram colhidas na região até o momento. O mercado de grãos é outra incerteza.
Confira a reportagem completa:
JC1
** Envie fotos, vÃdeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642