A febre é uma doença causada por vírus e transmitida por mosquito, mesmo transmissor da Dengue. Os sintomas da doença também são similares ao da dengue, e não existe um tratamento específico. São tratados somente os sintomas. A melhor maneira de evitar a transmissão da doença é eliminar o criadouro dos mosquitos.
"O Paraná já estabeleceu com as regionais e falando com os municípios um plano de contingência contra a chikungunya. Nesse plano a gente trata algumas ações que o município tenha que fazer, e a principal delas é cuidar do ambiente e diminuir a possibilidade de criadouros, e aí não é só a saúde e também os moradores".
"A gente cuida não deixando pote com água, planta dentro de casa não temos, pote dos cachorros sempre limpo".
A visita dos agentes de endemias acontece há cada dois meses. Neste ciclo 80% das casas devem ser vistoriadas, no entanto 40% delas não abrem a porta.
"Os números mostram inclusive que o trabalho tem conseguido avançar nesse sentido, mas ainda temos algumas casas que não conseguem entender o significado do agente de endemia".
O último levantamento do Ministério da Saúde apontou 79 casos da febre Chikungunya. Já no Paraná foram dois casos, um em Maringá e outro em Londrina.
As regiões Norte e Sul de Cascavel apresentam maior número de focos do mosquito aedes aegypti. Entre os dias 20 e 23 deste mês será realizado o último Liraa de 2014.
Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642