Paraná

Governo e municípios discutem soluções para destinação adequada do lixo

R-20 é comporto por municípios responsáveis pela geração de 90% dos resíduos no PR

27/05/2014 17h46 | Atualizado em 27/05/2014 17h48
Representantes de 118 municípios paranaenses que integram o R-20 reúnem-se nesta terça (27) e quarta-feira (28), em Curitiba, para buscar soluções para separação, coleta, transporte e destinação adequada de resíduos. Criado pelo governador Beto Richa e coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o R-20 é comporto por municípios responsáveis pela geração de 90% dos resíduos no Paraná.

"A grande participação dos municípios no encontro evidencia a capacidade de articulação do Governo do Paraná na busca de soluções para questões ambientais", disse o coordenador de Resíduos Sólidos da secretaria estadual do Meio Ambiente, Carlos Garcez. Ele reafirmou os compromissos com os municípios para ações conjuntas nas áreas de educação ambiental, logística reversa e para acabar com os lixões no Paraná, entre outras. "Cem por cento do que está sendo feito será mantido", afirmou.

Na tarde de quarta-feira (28), Garcez fará uma palestra no encontro sobre como elaborar um plano de manejo de resíduos sólidos, com metas de redução, reutilização, reciclagem e encaminhamento para disposição final ambientalmente adequada; logística reversa e responsabilidade compartilhada; coleta seletiva; educação ambiental e incentivos fiscais para desenvolvimento da reciclagem.

AE Notícias