Foto: @oeste_drones_pr
Uma nuvem carregada se formou rapidamente no céu de Cascavel no fim da tarde desta segunda-feira (29) e marcou o início da mudança no tempo na cidade. O fenômeno foi observado em diferentes bairros e chamou a atenção pela aparência intensa e pelo avanço rápido.
Segundo o Simepar, a chuva registrada teve acumulado de 3,6 milímetros e está ligada ao aumento da umidade, ao deslocamento de um sistema frontal pelo oceano e à atuação de uma área de baixa pressão no continente. Esse conjunto de fatores favoreceu a formação de nuvens carregadas em várias regiões do Paraná.
De acordo com o meteorologista do Simepar, Duilio, a nuvem observada é típica desta época do ano. Trata-se de uma nuvem de tempestade, conhecida como cumulonimbus, formada por uma intensa corrente ascendente de ar quente, combinada com uma corrente descendente de ar frio.

Essa interação cria uma faixa de condensação que, visualmente, lembra um "rolo" no céu. Conforme explica o meteorologista, essa formação costuma indicar a chegada de rajadas de vento em superfície, seguidas por chuva mais forte.
Apesar da chuva, as temperaturas permaneceram elevadas durante a tarde, situação comum nesse tipo de instabilidade. A tendência, porém, é de mudança nos próximos dias.
A partir desta terça-feira (30), a previsão aponta aumento da frequência de chuva em Cascavel e no Oeste do Paraná, com a entrada de ar mais úmido e mudança na direção dos ventos. Com isso, as temperaturas devem ficar mais amenas, com máximas abaixo dos 30 °C, trazendo alívio após o calor intenso dos últimos dias.
Diego Hellstrom/Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642