Foto: Catve.com
O Paraná segue em alerta para calor intenso e risco de tempestades ao longo dos próximos dias. A combinação de temperaturas elevadas, alta umidade e a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no interior do continente mantém o ambiente favorável à ocorrência de chuvas fortes e tempestades localizadas em praticamente todas as regiões do estado.

Entre a tarde e a noite desta sexta-feira (26), podem ocorrer pancadas de chuva de curta duração, mas com intensidade pontualmente elevada, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. No sábado (27), o cenário se repete, com instabilidades concentradas principalmente no período da tarde e noite, com maior destaque para as regiões Sul e Oeste.

A previsão indica um aumento do risco entre o domingo (28) e a tarde da segunda-feira (29), quando a maior disponibilidade de umidade deve intensificar as instabilidades. Nesse período, há possibilidade de tempestades mais severas, com chuva forte em curto espaço de tempo, alta incidência de raios e eventual queda de granizo, sobretudo nas áreas classificadas em laranja nos mapas meteorológicos.

De acordo com a Defesa Civil, o risco é considerado alto nas áreas em laranja, moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde para ocorrências associadas a tempestades localizadas. Entre os principais impactos estão alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Além das instabilidades, as temperaturas permanecem elevadas em todo o Paraná. Um aviso de calor intenso segue válido até segunda-feira (29), especialmente para as regiões Norte do estado, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, onde as máximas podem ficar até 5 °C acima da média climatológica. Nessas áreas, o risco associado ao calor é moderado, enquanto nas demais regiões é considerado baixo.

A Defesa Civil alerta que a permanência de temperaturas acima da média por vários dias consecutivos pode causar estresse térmico em pessoas e animais. Por isso, recomenda cuidados básicos, como hidratação constante, preferência por ambientes ventilados, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, reduzir atividades físicas intensas e utilizar roupas leves e claras, além de chapéu, óculos escuros e protetor solar.
Também é importante aumentar o consumo de frutas ricas em água, redobrar a atenção com idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas, além de nunca deixar pessoas ou animais dentro de veículos estacionados. Em caso de mal-estar, a orientação é procurar atendimento médico.
Cidades do Paraná que atingiram a temperatura mais alta de 2025 nesta sexta-feira (26):
Segundo o Simepar, a temperatura de Guaraqueçaba foi a segunda mais alta registrada em 2025 em todo o Estado. Só perde para os 42,5°C registrados em Capanema no dia 27/04/2025.
Quanto a sensação térmica nas cidades citadas acima, o cálculo de índice de calor leva em consideração a temperatura do termômetro e a umidade. Nos municípios listados, a sensação térmica foi pouca coisa acima do valor do termômetro. No entanto, a exceção é Guaraqueçaba que por conta da umidade teve o cálculo da sensação térmica em 52,6°C.
O Simepar ressalta que se trata apenas de um cálculo, uma estimativa, e que não é um dado constatado por estação meteorológica, ou seja, existe uma margem de erro.
Maria Vitória sob supervisão de Alexandra de Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642