Cotidiano

Lançamento do primeiro foguete comercial no Brasil é adiado para sexta-feira

A FAB estabeleceu uma nova janela de lançamento, que se estende até o dia 22 de dezembro


Imagem de Capa

Foto cedida pela INNOSPACE

A decolagem do foguete Hanbit-Nano, que seria o primeiro lançamento comercial da história do Brasil, foi remarcada. Previsto para esta quarta-feira (17/12) no Centro de Lançamento de Alcântara (MA), o voo foi transferido para sexta-feira (19/12), às 15h45.

Segundo a Innospace, empresa sul-coreana fabricante do veículo, o adiamento ocorreu após a detecção de uma falha durante a inspeção final. Os técnicos identificaram uma anomalia no sistema de resfriamento que abastece o oxidante do foguete. A empresa ressaltou que a troca dos componentes é uma medida de precaução e que não há defeitos estruturais no foguete.

A operação, chamada Spaceward, é uma parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB). Esta missão representa a estreia do Brasil no competitivo mercado global de lançamentos espaciais, com potencial para atrair novos investimentos e projetos para o país.

O foguete já está posicionado na plataforma de lançamento desde segunda-feira (15/12). A FAB estabeleceu uma nova janela de lançamento, que se estende até o dia 22 de dezembro, para a realização do voo histórico.

Antonio Mendonça/ Catve.com/ Metrópoles

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano