A expectativa era de que a árvore flutuante do Lago de Cascavel fosse acesa às 20h da noite deste domingo (14), mas um imprevisto acabou atrasando o início da iluminação. Segundo a secretária de Cultura, Beth Leal, o cabo que liga a estrutura à central de iluminação foi furtado.
Em entrevista à equipe de reportagem do Catve.com, a secretária explicou que, durante a manhã, foi realizado um teste técnico no sistema de iluminação. No entanto, minutos antes do acendimento oficial, as equipes perceberam que o cabo submerso, responsável por levar energia até a árvore, não estava mais no local.

A suspeita é de que o furto tenha ocorrido durante a tarde, período em que a estrutura ainda estava intacta. O cabo é instalado de forma submersa, o que dificultou a identificação imediata do problema. Assim que a situação foi constatada, a empresa responsável pela decoração natalina providenciou um barco para que a equipe técnica pudesse realizar uma nova ligação elétrica.
Às 21h20 a árvore foi acesa e os cascavelenses puderam fazer o registros do momento inédito. Em razão das condições climáticas a apresentação de coral e cerimonial oficial foram cancelados. No entanto, autoridades estiveram presentes para a inauguração.
Considerada um dos principais símbolos do Natal na cidade, a árvore flutuante chama a atenção pelas grandes dimensões: são mais de 10 metros de base, 24 metros de altura, construída em aço carbono, além de uma estrela de 3 metros no topo. O investimento total na estrutura e na decoração é de R$ 975 mil.
O caso do furto deve ser apurado, informações podem ser passadas ao 153, 181 ou 190.
Gabi Lira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642