Catve
Cascavel está na lista das cidades aptas a receberem mais câmeras com Inteligência Artificial (IA) para reforçar a segurança pública. Os novos equipamentos fazem parte da nova etapa do Programa Olho Vivo, que foi lançada na última quarta-feira (10), pelo Governo do Paraná.
O Estado já havia implantado o projeto piloto em Almirante Tamandaré e percebeu que funcionou muito bem. Cascavel já conta com esse tipo de câmeras e, agora, o videomonitoramento vai ser reforçado.
Com o investimento de R$ 400 milhões, a nova ferramenta incorpora tecnologias de IA ao sistema estadual de videomonitoramento, permitindo a análise instantânea de imagens e reforçando a capacidade de investigação e resposta a crimes.
Nesta nova fase, o programa passa a operar com sistemas inteligentes que vão além do monitoramento exclusivamente humano. A tecnologia possibilita a busca por características específicas, o rastreamento de rotas e a consolidação de informações de diferentes pontos em um único painel.
Até o início de 2026 serão instaladas 1500 novas câmeras inteligentes em regiões estratégicas do Paraná.
O Secretário de Segurança Pública de Cascavel, Coronel Lee, explicou que o município vai receber mais de 40 câmeras. A cidade já conta com 100 equipamentos instalados e, agora, o Estado autorizou a ampliação.
"Nós do município somos responsáveis para a alocação delas e, também, a manutenção", comentou o secretário.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Deivid Souza e Ana Reimann | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642