Representantes da Prefeitura de Toledo, da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério Público do Paraná estiveram reunidos em Curitiba nesta segunda-feira (9), para tratar da situação do Hospital Regional de Toledo (HRT) e fortalecer parcerias em busca de melhorias na assistência à população. A reunião não foi aberta à imprensa, no entanto poucas informações foram divulgadas pelas entidades.
"Estivemos com o Ministério Público juntamente com os diretores da secretaria de saúde do Paraná para fortalecer parcerias tendo em voga o Hospital Regional de Toledo e com o objetivo de melhorar a qualidade de saúde para o cidadão de Toledo", explicou o prefeito Mario Costenaro.
O Prefeito de Toledo, Mario Costenaro comentou sobre o assunto no EPC, com Jorge Guirado, no início de dezembro. Uma das preocupações divulgadas pela Prefeitura de Toledo se dá pela queda no número de procedimentos realizados pelo HRT, que já chegou a fazer 400 cirurgias por mês e hoje realiza cerca de 150 — o mínimo previsto em contrato. Toda essa redução tem gerado impacto na rede municipal.
Todas as instituições estão trabalhando para que o Hospital Regional de Toledo continue atendendo em mais quantidade, porém sem perder a qualidade.
Em entrevista, na semana anterior, para a Rádio União, o promotor de Justiça José Roberto Moreira ressaltou a necessidade de encontrar soluções que venham a garantir a continuidade e a qualidade do atendimento do Hospital Regional.
"O Hospital Regional no modelo que ele foi idealizado, ele não se sustenta economicamente. Ele precisaria ter mais leitos, oito salas de cirurgias funcionando a todo vapor vão precisar de pelo menos uns 800 leitos. Como tem só 70 lentos, é pouco, entendeu? Ele não consegue trabalhar muito, o volume é baixo", explicou o promotor.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Carolina Barufatti | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642