Catve
A construção de uma antena de telefonia tem gerado reclamação de moradores do Cidade Verde, na zona Oeste de Cascavel. Uma torre de 24 metros de altura está prevista para ser erguida na rua Itaúba, em meio a uma área residencial.
A base onde a torre será erguida está bem adiantada. Oficialmente ninguém confirma se a antena terá mesmo 24 metros de altura, mas, uma coisa é certa, se a obra seguir adiante, ficará rodeada de moradias. Os vizinhos não gostaram nada da novidade.
A construção da base da torre começou no fim do mês de novembro e, de acordo com os moradores, ninguém sabia que projeto seria esse. Segundo algumas moradoras, o aluguel do terreno seria por mais de 20 anos e, inclusive, já tem abaixo assinado circulando pelo bairro.
Em nota, a prefeitura informou que a empresa responsável pela instalação da antena ainda não possui alvará de construção e confirma que existe um protocolo de solicitação para o documento, que está em análise técnica pelos setores competentes. A nota também diz que: "Somente após a conclusão dessa análise e o atendimento de todas as exigências legais é que poderá ser concedida ou não a autorização para a obra. A empresa já apresentou certidão de uso do solo, documento que confirma que a atividade é permitida naquela região, e também obteve a liberação do Comando da Aeronáutica (COMAER). No entanto, a licença ambiental, etapa obrigatória do processo, ainda não foi concluída."
A Prefeitura comunicou que, diante da denúncia recebida, a fiscalização estará no local para verificar a situação e notificar os responsáveis, garantindo que nenhuma atividade avance sem a devida autorização. Em relação a preocupação dos moradores, o Município destacou que nenhuma instalação será autorizada sem o cumprimento integral das normas federais, estaduais e municipais, incluindo as diretrizes de segurança, meio ambiente e saúde pública. E diz ainda que a exposição a radiofrequências no Brasil é regulamentada por órgãos como a Anatel e o Ministério da Saúde, que estabelecem limites rigorosos para a proteção da população. A Prefeitura seguirá acompanhando o caso para assegurar o total cumprimento da legislação.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Leandro Souza | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642