Catve
A segunda ponte entre Brasil e Paraguai conta com 760 metros de comprimento. São duas torres principais de sustentação, cada uma com aproximadamente 120 metros de altura. Um vão livre de quase meio quilômetro, o maior da América Latina. A obra foi orçada em R$ 323 milhões, aporte financeiro da Itaipu Binacional.
A estrutura ficou pronta em 2022, já são três anos que a ponte da integração está finalizada, mas sem utilidade nenhuma. A questão é que a obra foi concluída, mas nunca foi entregue oficialmente. A direção da Itaipu do lado brasileiro garante que vai entregar a obra neste domingo (30).
No começo de outubro, o diretor brasileiro da Itaipu já havia confirmado o compromisso. Nesta semana, Enio Vérri, participou de uma entrevista na rádio CBN Foz do Iguaçu. Questionado sobre a entrega da obra, o diretor da binacional reforçou que a entrega segue confirmada para o dia 30 de novembro. A entrega será ao DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
Já a liberação da ponte para a passagem de veículos segue sendo um grande desafio. As duas aduanas ainda não foram concluídas, impossibilitando, por exemplo, a fiscalização da receita federal.
As obras da Perimetral Leste, com R$ 140 milhões de investimento, também não foram concluídas. Na prática não é possível utilizar a principal via de conexão da br-277 até a segunda ponte Brasil - Paraguai.
Constantes reuniões já foram realizadas entre as autoridades do Brasil e do Paraguai. Objetivo: definir uma data.
Uma reunião na semana passada foi realizada pelo ministério das relações exteriores dos dois países. Os representantes dos governos federais dos do Brasil e do Paraguai afirmaram não ter autonomia para estabelecer um dia. As possibilidades de abertura oficial seriam para os dias 15 ou 21 de dezembro de 2025.
A discussão ficou em estabelecer, ao menos, um horário de funcionamento da ponte da integração por 12 horas, sem definir se será pela manhã ou de noite. Enquanto isso, o trânsito segue do jeito que está pela Ponte Internacional da Amizade.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Renan Gouvêa | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642