Cotidiano

Renovação da CNH para idosos muda e prazo passa a depender de avaliação médica

Motoristas acima de 70 anos terão validade máxima de três anos, mas período pode ser reduzido


As regras para a renovação da CNH de motoristas com mais de 70 anos mudaram em 2025. A principal alteração é que o prazo de validade do documento passa a depender exclusivamente da avaliação médica, podendo ser menor do que os três anos estabelecidos como limite máximo pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Atualmente, o CTB determina que motoristas de até 49 anos renovem o documento a cada 10 anos, após o período inicial da habilitação provisória, válida por 12 meses. Para quem tem entre 50 e 69 anos, o prazo é de cinco anos. Já os condutores com 70 anos ou mais devem renovar a CNH a cada três anos, prazo que pode ser encurtado de acordo com o laudo médico.

O chefe da 7ª Ciretran de Cascavel, José Ivanir Contato, reforça que a avaliação médica é quem determina o período de validade.

"Agora toda pessoa que vai renovar a carteira passa por uma avaliação médica. Quem define um, dois, três ou cinco anos são os médicos, conforme a condição de saúde do motorista. Tem cidadão de 80 anos que está bem e pode receber quatro ou cinco anos. Já outro com 60 anos, mas com problemas de saúde, pode receber apenas um ano para nova reavaliação", explica.

A mudança busca tornar mais rigorosa a análise da aptidão dos condutores idosos, com foco na redução de acidentes.

"Estamos preocupados com o tipo de acidente, então essa avaliação médica está sendo feita agora com mais rigor", acrescenta Contato.

O processo de renovação pode ser feito pela internet.

"Dá para fazer direto pelo aplicativo Detran Inteligente. É só acessar, selecionar a opção de renovar a CNH, inserir o CPF e o número de registro que consta no documento. Depois, basta seguir o passo a passo até a geração do QR Code", finaliza o chefe da Ciretran.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano