Cotidiano

Pico máximo da Escala Fujita, diz meteorologista sobre o tornado em Rio Bonito do Iguaçu

Laudo técnico foi concluído pelo Simepar


Catve

O laudo técnico dos tornados que atingiram o Paraná no dia 7 de novembro foi concluído pelo Simepar. O fenômeno que passou por Rio Bonito do Iguaçu e destruiu a cidade teve a categoria elevada: foi reclassificado como F4.

Inicialmente, o tornado havia sido classificado como F3, mas, com a conclusão do laudo, que possui mais de 130 páginas, a categoria aumentou.

Em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, passou de F3 para F4 e, em Turvo, a classificação se manteve em F2.

O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, explicou sobre a passagem do tornado sobre as cidades paranaenses. "Sobre a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, ele atingiu o pico máximo da escala Fujita", disse.

"A gente consegue ver que tipo de uso e cobertura do solo, o que tinha de agricultura, o que tinha de área urbana ou vegetação nativa. A gente conseguiu identificar os estragos com as imagens de alta resolução...", comentou o pesquisador da geointeligência do Simepar, Gabriel Henrique de Almeida Pereira, sobre as análises.

O tornado é considerado um dos mais destruidores dos últimos 30 anos, no Paraná.

Confira os detalhes no vídeo acima.


Reportagem Patrícia Cabral | Jornal da CATVE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano