Síndicos, porteiros e funcionários de condomínios de Cascavel participaram, nesta terça-feira (25), de um curso de prevenção e combate a incêndios. Ao todo, 32 profissionais receberam treinamento para agir corretamente em situações de emergência.
A capacitação surgiu após a grande procura registrada depois do incêndio no edifício João Batista Cunha, no dia 15 de outubro. Pela manhã, os participantes aprenderam noções de primeiros socorros, como identificar desmaios, convulsões e quedas, além de como agir nos primeiros minutos até a chegada do atendimento especializado.
"Hoje a gente teve bastante treinamento sobre como recorrer em casos de acidentes, incêndios, acidentes domésticos mesmo, principalmente em condomínios, onde temos muitos moradores. Em situações de queda, briga ou qualquer emergência, precisamos saber quais são os primeiros socorros a serem tomados", afirmou a síndica Juliana Zardo.
A proposta do curso é preparar síndicos e porteiros para agir rapidamente e evitar que pequenos focos se transformem em sinistros de grandes proporções.
"Depois daquele grande incêndio, vários condomínios entraram em contato solicitando treinamento para que se sentissem mais preparados para situações como aquela. Eles perceberam a necessidade de ter essa preparação", explicou o tenente-coronel Amarildo Ribeiro, instrutor do curso.
A primeira parte da capacitação ocorreu em sala de aula, com conteúdo teórico sobre atuação em emergências. Na etapa prática, os participantes aprenderam a identificar os tipos de extintores, as classes de incêndio que cada um combate e o uso correto do equipamento.
"Muitos tinham até medo de pegar no extintor, achando que é algo exclusivo para bombeiros. Na verdade, qualquer pessoa pode utilizar, desde que esteja treinada. Foi isso que ensinamos na parte da tarde", concluiu o tenente.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Diego Hellstrom | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642