Imagem: Polícia Federal
A Polícia Federal cumpriu, neste domingo (23), a Operação Profeta, com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no Ceará para apurar uma possível fraude ligada ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A ordem foi expedida pela Justiça Federal e teve como foco a suspeita de divulgação antecipada de conteúdo da prova.
A investigação começou após o Inep identificar a publicação de um vídeo em plataforma digital com questões muito semelhantes às aplicadas no exame oficial, divulgadas antes da data prevista. O objetivo da ação é esclarecer o caso, identificar quem obteve os dados e quem fez a divulgação indevida, além de verificar possíveis conexões com outros crimes.
O caso ganhou força após outro episódio relacionado ao exame. Na quarta-feira (19), o Inep divulgou quais foram as três questões objetivas anuladas das provas do segundo dia do Enem, realizadas no último domingo (16). A publicação dos gabaritos foi antecipada porque o instituto encontrou relatos de vazamento de questões similares em uma transmissão ao vivo no YouTube dias antes da aplicação.

Bruna Guzzo | Catve.com com Polícia Federal
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642