Moradores do Distrito de Sede Alvorada, em Cascavel, afirmam que a única unidade de saúde do local está sem médico desde o dia 21 de outubro, quando o profissional que atendia diariamente foi afastado pela Secretaria Municipal de Saúde. O distrito tem cerca de 3 mil habitantes e a unidade realiza aproximadamente mil atendimentos por mês, entre consultas, curativos, emergências, enfermaria e outros procedimentos.
Desde o afastamento, a comunidade relata dificuldades para conseguir atendimento médico. Cláudia, moradora do distrito, conta que tinha consulta marcada para o dia 27 de outubro, mas o atendimento foi cancelado sem explicações.
"Simplesmente cancelaram a minha consulta, não me disseram o motivo. Temos várias pessoas que precisam mostrar exames, renovar receitas. A secretaria falou que viria um médico eventualmente, mas se tiver 30 ou 40 pessoas, um só não vai dar conta. A gente só tem um doutor pra tudo", relata Claudia Ortigoza Oliveira, cozinheira.
A situação também afetou Dona Deuzira e o marido, que precisaram buscar atendimento em Toledo.
"A gente foi pra UPA de Toledo porque não tinha médico aqui. Eu estava ruim de gripe e acabou evoluindo para pneumonia. Depois foi o meu marido que ficou mal, e novamente tivemos que ir para Toledo", conta Deuzira da Silva Schoningen, autônoma.
Preocupados, moradores organizam um abaixo-assinado pedindo que o problema seja resolvido.
"De vez em quando tem médico. Ele foi afastado por 45 dias e a gente não sabe o motivo. Às vezes vem um substituto uma vez por semana, e às vezes nem isso", afirma Nerci Turatto, professora aposentada.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a unidade de Sede Alvorada está com reposição temporária de médico três vezes por semana, em substituição ao profissional afastado. A pasta afirma que a situação será normalizada assim que o médico retornar ou quando houver a posse de um novo profissional aprovado em edital.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642