Cotidiano

Obra de Oscar Niemeyer é retomada em Foz do Iguaçu

Trabalhos estavam parados há 10 anos


Catve

À primeira vista parece um monte de rabiscos num esboço de papel, mas na verdade estamos diante dos traços de um sonho. O prédio em construção é do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, considerado uma das figuras-chave da arquitetura moderna.

A obra estava parada desde 2014, já que a execução dos trabalhos passou por complicações, como aditivos financeiros e auditorias fiscais, o que resultou na paralisação. Dez anos depois, é possível ver homens trabalhando, uma retomada com toque de modernidade.

É um prédio que vai proporcionar a integração entre os povos da América do Sul, Central e o Caribe com qualidade de ensino. A retomada dos trabalhos envolve uma parceria com o escritório das Nações Unidas de serviços para projetos, uma agência da Organização das Nações Unidas, a ONU, em conjunto com a Itaipu Binacional e o ministério da educação.

É possível ver de longe a construção do prédio em Foz do Iguaçu. A obra que tem a assinatura de Oscar Niemeyer é um símbolo de integração e ensino com investimento de aproximadamente R$ 800 milhões de reais somente na primeira etapa. O aporte financeiro é da Itaipu.

A previsão da entrega da primeira etapa da obra é para 2027. Atualmente existem 8% de trabalhos concluídos. O prédio pronto é uma oportunidade no futuro de presenciar com os próprios olhos uma obra que representa um dos últimos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer.

Confira os detalhes no vídeo:


Reportagem por Renan Gouvêa | Jornal da Catve

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano