Cotidiano

Ministério do Meio Ambiente quer tornar tilápia espécie invasora

Nova lista de animais e plantas que não são nativos do país deverá ser votada em dezembro


A inclusão da tilápia na lista de espécies exóticas invasoras pela Conabio (Comissão Nacional de Biodiversidade), ligada ao Ministério do Meio Ambiente, provocou reações nos últimos dias em vários setores.

A proposta atinge em cheio o principal peixe produzido e consumido no Brasil. A nova lista de espécies, animais e plantas que não são nativos do país, deverá ser votada em dezembro. Porém, no dia 17 deste mês, o tema será discutido em Brasília.

Além da tilápia, a proposta inclui no rol das espécies invasoras o eucalipto, o pinus, o camarão-vannamei e todos os tipos de braquiária usados em pastagens.

De acordo com o engenheiro de pesca e mestre em recursos pesqueiros Taciano Maranhão, a tilápia, que chegou ao Brasil há mais de meio século, se adaptou ao clima do país e não oferece riscos.

Ainda segundo Taciano, as espécies nativas do Brasil são carnívoras, o que impede a predominância da tilápia.

O Paraná é responsável por 36% da produção de tilápia no Brasil e por 25% de toda a produção nacional de peixes. Esse setor movimenta toda uma cadeia, desde a fabricação de ração até o frigorífico, o transporte e o comércio.

Na propriedade da produtora rural Lyanara Schneider Maranhão, a expectativa é comercializar 10 milhões de alevinos neste período de primavera-verão, considerado a safra para os criadores.

São vários passos até chegar aos frigoríficos que vão abater os peixes. O manejo é realizado em mais de 40 tanques, um trabalho que começa ainda na fase de larvas.

Confira mais detalhes no vídeo:


Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano