Cotidiano

PM detalha como aconteceram ataques de cães da raça Rottweiler em Cascavel

Duas vítimas ficaram feridas na situação e foram socorridas


O Tenente-Coronel Divonsir, deu detalhes sobre o atendimento às vítimas de ataques de cães da raça Rottweiler em Cascavel, no Oeste do Paraná. A situação aconteceu na região do bairro Tropical na noite de terça-feira (4).

O primeiro ataque foi contra um homem de 61 anos que ficou gravemente ferido. No momento do ataque, ele recebeu ajuda de uma mulher que passava no local de carro. Ela consegue intervir avançando com o veículo em direção aos animais.

"Ele já tinha caído ao chão, né, e foi atacado gravemente em uma das pernas, ficou numa situação bem crítica, com sangramento massivo. Ela colocou esse senhor, no seu veículo e levou ele até a base da Polícia Militar do Tropical", explicou.

Conforme explica o  Tenente-Coronel Divonsir, na base foram aplicados tourniquetes para conter o sangramento. Após a contenção da hemorragia, a vítima foi levada ao hospital pela equipe do Samu.

Além do homem de 61 anos, houve uma segunda vítima. Após o relato do ataque, os policiais saíram em patrulhamento procurando pelos animais, quando encontraram uma pessoa que se abrigou dentro de um terreno. Ela sofreu ferimentos mais leves em comparação com o homem.

Além disso, houve uma terceira pessoa que sofreu tentativa de ataque pelos cães, mas que não sofreu lesões.

O  Tenente-Coronel Divonsir, ressalta que os animais envolvidos na situação são da raça Rottweiler e que tem poder lesivo grande durante o ataque.

Com relação ao tutor dos animais, ele foi localizado e encaminhado à delegacia. Ele assinou Termo Circunstanciado pela questão da omissão da guarda e cautela dos animais.

Com relação ao que o dono dos cães relatou à Polícia Militar, o tutor relatou que os cães saíram do imóvel. "Foi fechar o portão, o portão ficou com uma brecha entreaberto e os cães saíram e ele não tinha percebido que esses cães tinham saído"

Com relação, a casos parecidos envolvendo os animais, foi informado de que há um boletim que consta ataque semelhante a duas vítimas em 2023.

"Uma delas, inclusive, teria o braço amputado por causa desse ataque e a outra também com menor gravidade. Também na situação lá foi feita essa condução. Também foi uma situação ali que o portão ficou entreaberto e os cães saíram e ocorreu esse ataque."

Com relação as responsabilizações, o Tenente-Coronel Divonsir, explicou que a questão será encaminhada para que  os próximos passos sejam tomados pela Polícia Civil e Judiciária 

"Ela é uma pessoa de boa índole, é uma pessoa de bem, não é uma pessoa que fez isso de caso pensado, ou por maldade, ou coisa assim, é uma questão de que os cães acabaram saindo e ocorreu essa fatalidade, né. Então, assim, quanto à questão judicial, a questão dos dobramentos dessa situação, daí não é com a gente, provavelmente lá, o Ministério Público, a Polícia Judiciária vai fazer esse encaminhamento do Ministério Público e ocorrerá essas tratativas junto a esses órgãos", afirmou.

Com relação a outros casos em Cascavel, foi informado que não é comum, mas que há situações que animais dóceis escampam e em contato com outro animal acaba sendo agressivo. O Tenente-Coronel também orienta com relação a passeios com esses animais.

"Então, se você tem esse animal, se você gosta de passear com o seu animal, tenha também as cautelas necessárias. Use a focinheira, faça o treinamento do adestramento básico desse animal para que ele possa te obedecer, obedecer seus comandos. Mas o principal, você ir passear com um cão de grande porte, que pode causar um acidente, usar a focinheira, usar a guia para ter o controle desse animal."

Com relação aos cães que realizaram o ataque, a princípio, eles estão sob responsabilidade do tutor.

Evelyn Antonio | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano