Catve
O fim de semana foi de muita chuva e temporal em diversas cidades do Paraná, que tiveram estragos e pontos de alagamentos. Em alguns municípios, somente dois dias, o volume de chuva ultrapassou a média histórica do mês inteiro de novembro.
Nesta segunda-feira (3) alertas foram emitidos pela Defesa Civil e Simepar de que mais chuvas, em quantidade significativa, devem chegar nos próximos dias. A Copel precisou atender mais de 60 mil consumidores que ficaram sem energia elétrica na noite deste domingo (2). Aproximadamente 30 mil unidades consumidoras estão sem energia elétrica no estado.
As chuvas registradas em Cascavel no fim de semana pioraram situações do asfalto em vários locais em Cascavel. Novos buracos apareceram e os que já existiam, aumentaram. Moradores chegam a ter que sinalizar os buracos com plantas e folhas de bananeiras para evitar acidentes e prejuízos.
Na Rua Presidente Emílio Garrastazú Médici, uma bananeira foi literalmente plantada no asfalto. Amparada por madeiras. Há poucos metros mais Tijolos, folhas e plantas. Uma alternativa desesperada dos moradores do Jardim Veneza na noite deste domingo (2) para sinalizar os inúmeros buracos do bairro. A cada 10 ou 15 passos, uma nova marcação.
A sinalização foi feita por motoristas que trafegavam pelo local, uma caminhonete levou as bananeiras e o trabalho foi coletivo. A condição do asfalto já é precária e quando chove, a situação fica ainda mais crítica.
Amilton mora há 13 anos no bairro, e segundo ele, quando chove muitos motoristas não veem os buracos. Neuraci Silva mora no local há 15 anos, e segundo ela os buracos quase causaram o capotamento de um veículo há poucos dias. E por causa desse buraco o carro do Elton Garbin, que também é morador local, está na oficina.
Para escapar do prejuízo e até mesmo de um acidente, carros, motos e ônibus do transporte público, só passam desviando pela via.
Equipes da Secretaria de Obras de Cascavel estiveram no local para remover as sinalizações. Tiraram os materiais e taparam os buracos, uma ação que deve resolver de maneira temporária o problema dos moradores, já que várias outras ruas do bairro também estão danificadas.
Em quase toda a extensão da Avenida das Torres tem problemas. Com o volume de chuva eles se multiplicaram. Em um trecho próximo a Rua Eucalipto com a Rua Flor de maio, uma cratera que se alimenta cada vez mais.
Já no bairro Neva, um buraco aberto na Rua Vitória esquina com a Rua Salgado Filho bem em frente ao semáforo. Os motoristas desavisados não tem nem chance de desviar, foram surpreendidos pelo solavanco. Na pista havia marcas de tentativas de tapa buracos, mas este não resistiu.
Segundo o Simepar, em Cascavel a média histórica de acumulado de chuva para novembro é de 173,1 mm e choveu até agora 83,6 mm.
Apesar da Secretária de Obras estar retomando o serviço de tapa buracos no município, com a previsão de chuvas nos próximos dias os buracos devem voltar a aparecer novamente.
O Governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, se reuniu com os prefeitos de cerca de 40 cidades afetadas pelo temporal do fim de semana e agora está elaborando um plano emergencial. Segundo ele, uma equipe com 2,5 mil eletricistas estão trabalhando para restabelecer energia elétrica nestas cidades.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Deivid Souza e Patrícia Cabral| Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642