Catve
Com afastamento do vereador Lauri Silva, por 40 dias, por atestado médico, o primeiro suplente, Dorival Lino, assume a cadeira na Câmara de Vereadores de Cascavel. A sessão desta segunda-feira (3) previa a votação que altera a destinação dos recursos da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), mas a proposta sofreu um novo adiamento. O pedido de vista foi feito pelo próprio líder do governo na casa.
O Projeto do Executivo Municipal propõe que os valores arrecadados da iluminação pública sejam utilizados em outras áreas, não apenas para os fins de iluminação. O município pretende utilizar o recurso para instalação de câmeras de monitoramento em espaços públicos, reforçar a muralha digital, e também para financiamento de placas solares, aumentando a geração de energia solar. Também há discussão para investir o recurso em segurança pública.
Não é o primeiro adiamento. Em julho o projeto entrou para a pauta da sessão legislativa, mas foi adiado, sobre debates acalorados.
OUTRAS DISCUSSÕES
A Câmara também aprovou o projeto de lei para instituição do Programa Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doença de Parkinson. O programa pede a promoção do diagnóstico precoce e um tratamento adequado e que as pessoas com Doença de Parkinson sejam inseridas nas políticas públicas de saúde, assistência social, mobilidade urbana e acessibilidade.
A Associação Cascavelense de Portadores de Parkinson acompanhou a votação do projeto.
Também foi aprovada a instituição do Novembro Azul Claro, mês dedicado à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do diabetes, com foco em crianças e adolescentes.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem por Deivid Souza | Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642