Cotidiano

Pesquisa do IBGE mostra tempo médio de deslocamento até o trabalho em Cascavel

Maioria dos moradores leva até meia hora, mas trajetos de ônibus podem durar quase uma hora


Uma pesquisa do IBGE revelou quanto tempo os moradores de Cascavel gastam para chegar ao trabalho. Segundo o estudo, 12% levam menos de 5 minutos, 37% entre 6 e 15 minutos, e 14% entre 30 minutos e uma hora. Já 3% dos trabalhadores enfrentam deslocamentos de até duas horas.

Antonio Carlos, servidor público que mora no bairro Morumbi e trabalha na Prefeitura, diz que seu trajeto de uma hora envolve dois ônibus:

"Saio de casa às 7h, pego ônibus às 7h05, chego ao terminal às 7h20 e às 8h estou na Prefeitura", conta.

Já Luiz Eduardo Viana, operador de máquina, afirma que o trajeto de ônibus do bairro 14 de Novembro até o Claudete, que antes durava uma hora, passou a levar cerca de 35 minutos após mudanças viárias recentes.

Segundo Lucas Cortes Grezele, técnico do IBGE, quase 50% dos trabalhadores em Cascavel levam até 15 minutos para chegar ao trabalho, e se somados os que levam até meia hora, o percentual ultrapassa 80%.

O estudo também compara outras cidades da região: em Foz do Iguaçu (285 mil habitantes), 15% levam entre 30 minutos e 1 hora, e 5% entre 1 e 2 horas. Em Toledo (150 mil habitantes), apenas 8% enfrentam deslocamentos acima de 30 minutos.

"Órgãos públicos podem usar essas informações para planejar melhorias no transporte e vias urbanas, comparando diferentes locais e implementando medidas que reduzam o tempo de deslocamento", afirma Grezele.

O plano de mobilidade de Cascavel, elaborado em 2020, estima tempos médios de deslocamento conforme o meio de transporte: 23 minutos de carro ou moto, 50 minutos de ônibus, 19 minutos a pé e 27 minutos de bicicleta. Os horários de pico são das 7h30 às 8h30 e das 17h30 às 18h45, concentrando maior movimento dos bairros ao centro.

"O plano prevê obras para os próximos 20 anos, algumas já em andamento, como a duplicação da ponte das Rosa-Naves, novas ligações viárias e binários para reduzir o trânsito. Quando todas forem concluídas, o tempo de deslocamento dos bairros mais distantes tende a diminuir significativamente", explica Carlos Bonamigo Júnior, coordenador da Câmara Técnica de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura da CODESC.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Diego Hellstrom | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano