Cotidiano

Decreto do governo federal que institui nova Política Nacional de Educação Especial preocupa APAEs

Em Cascavel, cerca de 520 alunos, entre bebês e adultos com mais de 60 anos, são atendidos


O decreto publicado nesta terça-feira (21) institui a nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva.

A proposta do governo é fortalecer a presença de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades nas escolas regulares. No entanto, para as APAEs, o texto levanta dúvidas sobre como essa transição será colocada em prática.

Em Cascavel, a APAE atende cerca de 520 alunos, desde bebês com apenas quatro meses até adultos com mais de 60 anos.

Além das aulas, a instituição oferece atendimentos nas áreas social e de saúde, realizando mais de 8 mil consultas por mês em mais de 15 especialidades, como fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia.

O presidente da APAE, João Maschio, afirma que a principal preocupação é com a capacidade das escolas regulares em atender alunos com necessidades especiais severas.

Segundo ele, muitos estudantes necessitam de acompanhamento constante e terapias diárias, serviços que não estão disponíveis na maioria das escolas comuns.

No Paraná, existem 343 Apaes e outras 60 escolas especializadas. Essas instituições fazem parte da rede estadual de ensino, são referência nacional e garantem qualidade de ensino equivalente à das escolas regulares.

As APAEs reforçam que não vão acabar, mas alertam que o decreto pode enfraquecer as escolas especializadas, comprometendo o atendimento de centenas de pessoas que dependem dos serviços diários oferecidos por essas instituições.

Enquanto o decreto já está em vigor, as APAEs do Paraná tentam reverter a decisão.

Um abaixo-assinado nacional já reúne mais de 90 mil assinaturas contra a medida.

CLIQUE AQUI PARA IR PARA A PÁGINA DO ABAIXO-ASSINADO.

As instituições esperam que o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal revejam o texto para manter o modelo de atendimento especializado.

Confira mais detalhes no vídeo:

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano