Cotidiano

Mais de 130 toneladas de lixo são retiradas do Rio Bezerra e ruas do Santa Cruz

Ação faz parte do programa Sema nos Bairros e conta com apoio da associação de moradores do Santa Cruz


Imagem: Catve

Nesta quarta-feira (22), equipes da Secretaria de Meio Ambiente realizaram a limpeza do Rio Bezerra, no bairro Santa Cruz, em Cascavel. O trabalho acontece na altura da Rua Públio Pimentel e faz parte do programa Sema nos Bairros. A ação também foi desenvolvida na terça-feira (21).

Durante os dois dias de trabalho, foram retiradas cerca de 130 toneladas de resíduos — o equivalente a 21 caminhões cheios, cada um com aproximadamente 6 toneladas, além de quatro furgões com materiais volumosos que estavam acumulados nas calçadas. A limpeza inclui ainda o desassoreamento do rio, a retirada de galhos e lixo das margens, o recolhimento de materiais descartados irregularmente e a recuperação de nascentes.

Segundo o assessor especial de gabinete da Secretaria, José Carlos da Costa, o trabalho segue em ritmo intenso.

"Estamos no segundo dia da ação, na região do Santa Cruz. Estamos na parte do córrego Bezerra, enquanto outras equipes atuam dentro do bairro, recolhendo materiais volumosos. Também temos o salão comunitário como ponto de apoio para quem precisa de informações ou deseja entregar eletrônicos e retirar bolsas para separação de recicláveis", explicou.

O salão comunitário fica na Rua Apalais, 958, atrás da UPS e próximo à quadra de esportes do Eureca. A associação de moradores do bairro é parceira da secretaria na organização da ação.

"Já temos agendamentos a partir do mês que vem. Vamos atender o bairro Santa Felicidade, e a meta é realizar uma ação por mês", afirmou José Carlos.

Durante a ação, a equipe de Educação Ambiental visita casas para orientar os moradores sobre o descarte correto de resíduos e distribuir bolsas de ráfia para a separação do lixo reciclável.

"A participação da população é importante. Precisamos que as pessoas denunciem quem faz descarte irregular. Cascavel tem estrutura para destinar corretamente todos os tipos de resíduos, então não é aceitável ver lixo acumulado nas beiradas de rios", destacou José Carlos.

A Secretaria orienta que moradores que precisem descartar materiais entrem em contato pelo telefone (45) 99146-1501 para agendar o recolhimento. Todo o material é encaminhado ao destino ambientalmente adequado.

Bruna Guzzo | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano