Cotidiano

Novo decreto deve garantir autonomia às APAEs, diz presidente em Cascavel

Mudança retira obrigatoriedade de matrícula exclusiva em escolas regulares


O novo decreto que institui a Política Nacional de Educação Especial vem gerando expectativas entre entidades e famílias ligadas às APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais). Em Cascavel, o presidente da instituição, João Maschio, comentou as possíveis mudanças e o impacto para as escolas especiais.

Segundo Maschio, o texto completo do decreto ainda não foi divulgado, mas a principal alteração deve ser a retirada da obrigatoriedade de que alunos com deficiência intelectual sejam matriculados exclusivamente em escolas públicas regulares.

"Ainda não temos o teor completo, mas sabemos que a obrigatoriedade da matrícula desses alunos em escolas públicas não estará nesse novo decreto. Essa é a principal mudança. Acredito que agora o texto vem para proteger as APAEs, as famílias e, principalmente, os alunos com deficiência intelectual", afirmou o presidente.

Ele classificou o decreto anterior como "incompreensível" por não ter ouvido as instituições especializadas antes da publicação.

"Agora, com o senador Flávio Arns e os presidentes das federações debatendo diretamente com o Ministério da Educação, acredito que o diálogo está sendo retomado como deveria ter sido desde o início", disse.

Maschio destacou que o decreto anterior gerou grande apreensão entre as famílias atendidas.

"As famílias ficaram preocupadas. Como as escolas públicas se preparariam, em tão pouco tempo, para receber esses alunos? Aqui na APAE, todos os profissionais são especializados. Seria impossível adaptar estrutura, contratar auxiliares e garantir o mesmo atendimento pedagógico, de saúde e de alimentação de forma imediata", explicou.

Apesar de ainda não conhecer o texto final, o presidente se mostrou confiante quanto aos rumos da nova política.

"De tanta gente com representatividade envolvida nas discussões em Brasília, acredito que não teremos surpresas desagradáveis. Estou otimista de que esse novo decreto venha para favorecer, e não prejudicar, as famílias apaeanas", concluiu Maschio.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano