O Corpo de Bombeiros do Paraná fez um alerta à população sobre os riscos relacionados à forma de carregar o telefone celular.
Você costuma deixar o aparelho ao lado da cama ou conectar o carregador na tomada sem o celular? Essas práticas podem representar perigo, segundo os bombeiros.
"Carregadores são equipamentos que envolvem energia elétrica. Podem acontecer curto-circuitos, principalmente no uso de carregadores que não são homologados pela Anatel. Também há risco ao deixar celulares carregando sem supervisão, principalmente sobre superfícies inflamáveis, como colchões, sofás e travesseiros", explica o aspirante a oficial Alexandre Cosechen.
Os cuidados valem tanto para dentro de casa quanto para o carro. É importante observar o estado do aparelho, evitar o uso de baterias estufadas e ficar atento a sinais de superaquecimento.
Essas situações podem causar incêndios, e a atenção deve ser redobrada durante o carregamento. O bombeiro reforça que a temperatura elevada do cabo pode provocar acidentes graves.
Cosechen também chama atenção para o carregamento dentro dos veículos.
"O ideal é ligar o carro primeiro e só depois conectar o celular. Ao acionar o motor, pode haver uma variação de tensão que cause danos ao aparelho ou até uma explosão", explica.
Para quem tem crianças ou animais em casa, o cuidado deve ser ainda maior: "Eles podem morder o cabo conectado à tomada e levar um choque. Por isso, é importante retirar o carregador após o uso", reforça.
A recomendação final é simples: se a bateria esquenta demais ou está estufada, o componente está com defeito e pode causar incêndio ou explosão.
Dicas dos Bombeiros:
Reportagem de Déborah Evangelista | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642