Cotidiano

Falta de profissionais da educação atinge todos os Cmeis de Cascavel

Turmas que deveriam ter quatro pessoas chegam a funcionar com apenas duas


Catve

A falta de professores e profissionais de apoio atinge todos os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Cascavel. O problema já vem sendo registrado desde o começo do ano.

A filha da Janine Valencio estuda no Cmei Professora Leonides Ezure, no bairro Riviera, região Norte de Cascavel. Na turma do Infantil 4, a realidade é a mesma de dezenas de outras unidades da cidade: falta de professor. Hoje, apenas uma profissional cuida de 20 crianças.

Só no Cmei Professora Leonides Ezure faltam sete profissionais. Cascavel tem, no total, 59 Cmeis. De acordo com o Sindicato dos Professores, não há nenhum que não esteja com esse problema.

De acordo com o Siprovel, turmas que deveriam ter quatro profissionais chegam a funcionar com apenas dois.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que 213 professores e 160 profissionais da educação foram convocados neste ano, totalizando 373 servidores. Desse total, 205 assumiram efetivamente as funções.

A pasta informou ainda que novas convocações devem acontecer em dezembro, mas que a maior parte das reposições deve ocorrer no início de 2026, para que os novos profissionais comecem o trabalho junto com o ano letivo.

Confira os detalhes no vídeo acima.


Reportagem Leandro Souza e Déborah Evangelista | CATVE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano