Cotidiano

Prefeitura de Cascavel instala "serpentinas" em postes para tentar conter furtos de fios

Cidade já teve mais de 1,8 mil metros de cabos levados neste ano; prejuízos passam de R$ 65 mil


Imagem de Capa

Depois de sucessivos furtos de fios na região do Lago, a Prefeitura de Cascavel adotou uma medida incomum para tentar reduzir os crimes: instalar serpentinas, estruturas pontiagudas semelhantes a arames farpados, ao redor de alguns postes.

A ideia partiu de um servidor da Secretaria de Obras, após diversos registros de furto de cabos. O objetivo é dificultar o acesso dos criminosos, que normalmente escalam os postes para alcançar a fiação.

Um dos locais já equipados com a serpentina fica na Rua Valdemar Casagrande, próximo à BR-277. "Só aqui já fomos roubados mais de cinco vezes. Essa caixa de passagem traz a energia para a nossa rede. Infelizmente, estamos pagando um preço alto e tentando reduzir os prejuízos causados pelos criminosos", afirmou o secretário de Obras, Severino Folador.

Apesar da iniciativa, a própria Secretaria reconhece que o método é apenas paliativo. Em muitos casos, os suspeitos utilizam muros ou árvores próximas para chegar até os cabos. "Sabemos que tecnicamente não é permitido. É uma gambiarra que adotamos nos nossos próprios postes, porque nos da Copel não pode haver esse tipo de arranjo", completou Folador.

Mais do que depender dos arames, o secretário destacou a necessidade de conscientização da população e de quem comete os furtos. "Quando você nos rouba, está roubando a si próprio. Em vez de estarmos fazendo uma melhoria, como instalar iluminação em frente à casa de um cidadão que paga sua energia, estamos tendo que gastar tempo e recursos para dificultar a ação do meliante."

De acordo com a Secretaria de Obras, até agosto deste ano já haviam sido furtados mais de 1.800 metros de cabos em Cascavel, gerando um prejuízo superior a R$ 65 mil em consertos.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Patrícia Cabral | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano