Imagem: Instituto Água e Terra
Uma onça-parda macho, de cerca de três anos, foi capturada após atacar animais na zona rural de Perobal, região noroeste paranaense, pela equipe do Instituto Água e Terra (IAT) de Umuarama.
Segundo Vilson Simplicio dos Santos, responsável pelo setor de Fauna do IAT, ela era responsável por ataques a animais, principalmente carneiros na zona rural de Perobal.
O IAT monitorou a onça por semanas antes de instalar uma armadilha na propriedade mais atingida pelos ataques. Segundo Vilson, a captura não é o procedimento ideal, mas foi necessária para proteger moradores e animais, pois a onça chegou a entrar no quintal do caseiro, assustando a população com filhos pequenos.
O IAT e os moradores registraram a morte de mais de 20 carneiros, incluindo filhotes, na região. No entanto, não há confirmação de que o responsável tenha sido este felino ou outro animal.
A onça-parda, ou Puma concolor, é um felino solitário e territorialista, com pelagem acastanhada e região ventral mais clara. Alimenta-se principalmente de pequenos mamíferos e aves. A espécie adapta-se a diversos habitats, como florestas, desertos e montanhas, com variações de tamanho e peso conforme a região.
Após a captura, a onça, que estava saudável, foi realocada nesta quarta-feira (24) em área com maior biodiversidade, garantindo acesso a presas naturais e segurança para a população local.
Imagens: Instituto Água e Terra
Bruna Guzzo | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642